> ## Knowledge Base Index
> Fetch the complete knowledge base index at: https://help.gdash.io/sitemap.xml
> Use this file to discover available pages before exploring further.
> Pure-Markdown content can be obtained by appending a '.md' suffix to the content URLs listed in the sitemap (without the trailing slash).

# Entenda as regras de cobranças disponíveis no GDASH

Neste artigo, vamos explicar a aba **Regras de Cobrança** para usinas SPE. Você encontrará a descrição de cada regra e exemplos práticos de como elas são aplicadas e poderá configurá-las de acordo com o modelo de negócio adotado por sua empresa.

Para acessar a aba **Regras**: clique no seu **perfil**, vá até \*\*Configurações \*\*e selecione **Regras:**

![Aba geral de Regras de Cobrança](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1pm0yy3.png)

|| As configurações definidas nesta aba serão aplicadas para **todas as usinas**.
Se você quiser aplicar uma regra diferente em uma usina específica, basta acessar a aba **Regras** dessa usina e ajustar as configurações conforme necessário.



# Regra 01 - Geração de cobranças unificada por cliente
### 

Para clientes que possuem mais de uma **Unidade Consumidora (UC)** vinculada ao mesmo CPF ou CNPJ:
* **Com a regra habilitada**: é gerada **uma única cobrança** para todas as UCs.
* **Com a regra desabilitada**: as cobranças são geradas **separadamente**, uma para cada UC.

Exemplo prático: CLIENTE 01 possui 3 UCs que beneficiárias: BEN01, BEN02 E BEN03. 

1. Regra Geração de cobranças unificada por cliente desabilitada:
![Regra desabilitada: 3 cobranças separadas, uma cobrança para cada UC](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_du2no2.png)
2. Regra Geração de cobranças unificada por cliente habilitada:
![Regra habilitada: cobrança única para as 3 UCs](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1apsrvg.png)
![Valor do boleto gerado na cobrança unificada é igual a soma individual de cada UC](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/boleto-unificado_17zz0xk.png)

# Regra 02 - Geração de cobranças separadas / unificadas

Nesse caso, ao **habilitar uma regra**, a outra será automaticamente **desabilitada**.
* **Cobrança unificada**: o valor da fatura da concessionária é somado ao valor da cobrança gerada pelo GDASH, resultando em **um único boleto**.
* **Cobrança separada**: o cliente receberá **dois boletos** — um da concessionária e outro da sua empresa.

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1222dqf.png)

1. Cobrança separada: 
![Cobrança separada da concessionária](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1qja77q.png)

2. Cobrança unificada: 
![Valor do boleto da concessionária somado ao valor final da cobrança](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1oruhsx.png)
# Anexar fatura da concessionária

Ao ativar essa funcionalidade, a **primeira página do boleto da concessionária** será anexada, por padrão, ao boleto gerado pelo GDASH.
Dessa forma, o cliente final terá **mais transparência** sobre os cálculos apresentados na cobrança.

Nos casos da Regra \*\*Cobrança unificada \*\*estar habilitada, será adicionado ao boleto da concessionária uma faixa informando "NÃO REALIZAR O PAGAMENTO DESTA FATURA", evitando pagamento em duplicidade.

![Boleto concessionária anexo à cobrança gerada pelo GDASH](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_19ecxvl.png)
# Regra 03 - Geração de cobrança com desconto de GD II

Atualmente, essa regra é válida apenas para as concessionárias **Neoenergia** e **Equatorial**.
Ao habilitá-la, o cálculo será feito da seguinte forma: **Energia Compensada × Tarifa Cheia × (1 - Percentual de Desconto)**
No final do boleto, será **deduzido o valor em R$ de GD2 (Fio B)** que já foi cobrado na fatura do cliente final.

![Custo referente a GD2 (Fio B) pago na fatura da concessionária Neoenergia Brasília](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1lqqg6a.png)

![Dedução de desconto GD2, já pago na fatura da concessionária](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_60lqnf.png)

# Regra 04 - Geração de cobrança com isenção de PIS/COFINS

Essa regra é aplicada nas concessionárias CEMIG e Equatorial GO, na modalidade Geração Compartilhada. 
A tarifa utilizada no cálculo é a tarifa cheia, e o valor referente a PIS/COFINS pago pelo cliente pela energia compensada, será deduzido no valor final da cobrança:

![Cobrança de PIS/COFINS fatura CEMIG, geração compartilhada.](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_7pxv7.png)

![Dedução de PIS/COFINS pago pelo cliente na fatura da CEMIG](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/pis-cofins-1_79hayc.png)

| No caso acima, foi utilizado a tarifa cheia, depois aplicou-se o desconto. Outra opção seria utilizar a Tarifa de Compensação calculada pelo GDASH, que será mostrado na regra Geração de cobrança sem isenção total de ICMS na tarifa


# Regra 05 - Geração de cobrança baseada no valor total da fatura

Nessa regra, é calculado o valor que o cliente **pagaria à concessionária se não tivesse energia compensada**.
Para isso, são somados:
* o valor total da energia consumida × tarifa cheia;
* iluminação pública;
* multas;
* e outros valores que possam constar na fatura.
Depois dessa soma, o **desconto é aplicado sobre o valor total** da fatura.

![Desconto aplicado no valor total da fatura da concessionaria, sem compensação](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_mav7r3.png)

# Regra 06 - Geração de cobrança sem isenção total de ICMS na tarifa

Essa regra foi criada para definir qual tarifa será usada no cálculo em casos de **isenção de ICMS**.
No entanto, também pode ser utilizada para escolher entre:
* **Tarifa cheia** → aplicada quando a regra está **habilitada**.
* **Tarifa de compensação** → aplicada quando a regra está **desabilitada**.

Exemplo 01:
Para exemplificar a observação da Regra 04, vamos utilizar a mesma fatura do exemplo. 
Tarifa cheia: **R$ 1,09447089**
Tarifa de compensação: R$ 1,09447089 - (0,61927811 - 0,59878000) = R$ 1,09447089 - 0,02049811 = **R$ 1,07397278**

![Tarifas lidas através da importação da fatura CEMIG](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1tsvlsf.png)
1. Regra Geração de cobrança sem isenção total de ICMS na tarifa habilitada:

![Tarifa Cheia](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1xyq3lz.png)
2. Regra Geração de cobrança sem isenção total de ICMS na tarifa desabilitada:

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_10mcatm.png)
|| As tarifas lidas das faturas das concessionárias são compostas por TUSD + TE + Bandeira. 

Exemplo 02: Fatura CPFL
Tarifa Cheia: R$ 0,93 
Tarifa de Compensação: R$0,84 

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_9qha0n.png)
3. Regra Geração de cobrança sem isenção total de ICMS na tarifa habilitada

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1el0iy.png)


4. Regra Geração de cobrança sem isenção total de ICMS na tarifa desabilitada
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1jsa190.png)
# Regra 07 - Geração de cobrança sem desconto durante o período de carência da instalação

Essa regra é usada no modelo de **autoconsumo remoto**, quando há **troca de titularidade** para o mesmo nome da usina.
Durante o período de **carência**, em que ainda não existe compensação de energia, o GDASH pode gerar um boleto com o **mesmo valor da fatura da concessionária**, garantindo a cobrança nos primeiros meses.

![Boleto GDASH](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1amwdio.png)

![Fatura concessionária CEMIG](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1pvcnlb.png)
|| Para utilizar essa regra, é necessário que ainda não haja energia compensada, e que na Unidade Consumidora esteja configurado o período de carência correto, tomando como base a data de início de contrato.


# Regra 08 - Geração de cobrança baseada em valor fixo de tarifa

Ao utilizar essa regra de cobrança, o preenchimento dos campos de tarifa depende do grupo tarifário da unidade consumidora:
* **Beneficiária do Grupo B:** como possui apenas **um posto tarifário**, preencha somente o campo **Valor da tarifa (R$)**.
* **Beneficiária do Grupo A:** como possui dois postos tarifários, preencha tanto o campo **Valor da tarifa (R$)** quanto o campo **Valor da tarifa HP (R$)**.

|| Importante: o percentual de desconto aplicado às tarifas é o mesmo para ambos os campos e corresponde ao desconto cadastrado na Unidade Consumidora (UC). Atualmente, o GDASH não permite configurar percentuais de desconto diferentes para cada tarifa.


| **Exemplo:** se a UC possui 20% de desconto, esse mesmo percentual será aplicado tanto à tarifa HFP quanto à tarifa HP.

![Fatura Equatorial GO, com o valor incompleto da tarifa.](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_cn8sxa.png)



![Regra de geração de cobrança baseada em valor fixo de tarifa habilitada com correspondente valor correto da tarifa](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_arnewt.png)


![Boleto gerado pelo GDASH, considerando a tarifa inserida manualmente](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_nc0dwb.png)

| Ao inserir um valor de tarifa com casas decimais, utilizar ponto para separar as casas decimais.

# Regra 09 - Geração de cobrança baseada em tarifa específica

Essa regra é semelhante à anterior, mas com uma diferença importante: o valor definido para a tarifa será multiplicado **apenas pelo consumo compensado**, sem aplicar nenhum desconto adicional.

![Geração de cobrança baseada em tarifa específica](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_14u3294.png)

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_18oz8js.png)
# Regra 10 - Geração de cobrança com tarifa sem bandeira tarifária

Para explicar a utilização dessa regra, utilizaremos uma fatura da ENEL-CE:


![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_q3ulyq.png)
Essa fatura apresenta os seguintes valores aproximados:
* **Tarifa cheia com bandeira:** R$ 1,006
* **Tarifa cheia sem bandeira:** R$ 0,946
* **Tarifa de compensação com bandeira:** R$ 0,782
* **Tarifa de compensação sem bandeira:** R$ 0,722

### Regra considerando **tarifa com bandeira**
Nesse caso, deve ser utilizada a **tarifa de compensação com bandeira**, no valor aproximado de **0,782**.

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_22zt8q.png)
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_v8zbvq.png)
**Observação:**
 Na parte de energia consumida, a fatura apresenta a **tarifa cheia sem bandeira**, pois o adicional de bandeira está discriminado em um item separado. Por esse motivo, a bandeira não pode ser considerada duas vezes no cálculo.

### Regra considerando **tarifa sem bandeira**
Nesse cenário, é utilizada a **tarifa de compensação sem bandeira**, com valor aproximado de **0,722**.

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1rqsf0s.png)

![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/-/8/0/f/f/80ffc517dd839800/image_1kpzt20.png)
**Observação:**
 Da mesma forma, a tarifa cheia exibida na energia consumida é a **tarifa sem bandeira**, uma vez que o adicional de bandeira aparece como um item separado na fatura. Portanto, não deve haver dupla consideração da bandeira.

###### Considerações importantes
* Para que essa regra funcione corretamente, é **necessário que a fatura importada contenha os itens de bandeira**.
* Esses itens normalmente estão localizados na tabela principal da fatura, na seção **Itens de Fatura**.
* Com isso, conseguimos gerar corretamente a cobrança tanto para **tarifas com bandeira** quanto para **tarifas sem bandeira**.
* Caso desejem aplicar essa regra a **faturas antigas**, será necessário **reimportar as faturas**.



| **Dúvidas ou problemas? Fale com nosso suporte clicando** [**aqui**](https://wa.me/553172170619)**!**